Tendências nas Redes Sociais

Tendências nas Redes Sociais

As redes sociais têm passado por diversas alterações nos últimos anos. As tendências e funcionalidades destas plataformas estão em contante evolução.

Facebook

FERRAMENTAS DE SHOPPING

As vendas online serão uma das tendências com foco principal do Facebook-

A introdução de lojas no Facebook e Instagram, simplifica o processo de construção de uma loja online nas plataformas digitais mais utilizadas.

Tal facto dará a cada empresa a oportunidade de construir rapidamente a sua própria montra digital, com opções de apresentação esteticamente agradáveis e úteis. Assim como, apresenta ferramentas de pagamento simplificadas, o que estimula uma nova onda de negócios online.

Pode ficar atento a um maior desenvolvimento de opções de compra e promoção de diretos nesta rede social, bem como novas integrações de comércio online dentro do Facebook Watch.

FUSÃO DE MENSAGENS

O Facebook está a trabalhar na fusão das 2 apps de mensagens (Facebook + Instagram). Ou talvez 3, é possível que também se junte o WhatsApp.

Esta nova função facilitará novas oportunidades para os negócios online: mais formas de executar anúncios em plataformas cruzadas e expandir as suas oportunidades.

Basicamente, tornar-se-á mais fácil para as marcas expandirem as suas campanhas e funções, ampliando o seu potencial, sendo que poderá ter as mensagens concentradas numa só aplicação móvel.

Instagram

O Instagram e a integração de novas ferramentas de negócios online, destina-se a elevar o seu potencial a um novo patamar.

Mas, ao mesmo tempo, alguns sugeriram que com a criação do IGTV, Reels e compras começaram a tornar confusa uma aplicação móvel que antes era simples e focada em fotografia.

COMPRAS IN-STREAM

O comércio online é obviamente o grande foco do Instagram, com uma nova guia de loja e recursos dedicados e alinhados para facilitar o comportamento de compra e torná-lo mais imediato.

O Instagram continuará a desenvolver as suas ferramentas de loja a fim de encorajar ainda mais o comportamento de compra habitual – o Instagram vai ainda adicionar a compra avançada com um clique, novas ferramentas de teste de RA (realidade aumentada), com base nas suas opções de compras de RA existentes e tags de vídeo para produtos, oferecendo mais formas de as empresas e criadores facilitarem a compra direta.

O Instagram é reconhecido pela maioria das pessoas para descobrir novos produtos e marcas. Assim sendo, nesta plataforma, as opções de compras avançadas podem abrir toda uma janela de novas possibilidades.

FEED SEM PUBLICAÇÕES

Com a popularidade contínua das “Stories”, espera-se que o Instagram experimente uma nova abordagem de feeds, com alguns utilizadores configurados para abrir um feed de Histórias, semelhante ao de vídeo do TikTok.

Isto significa que o feed principal do Instagram poderia perder o foco e tornar-se um elemento secundário. Mas não espere que o Instagram faça isso para todos. Em vez disso, o que o Instagram poderá tentar fazer é alinhar o feed da página inicial com as preferências individuais do utilizador, com a opção de voltar ao que era se quiser.

Por exemplo, se como utilizador visualiza muito as “Stories”, o Instagram pode mudar para um feed inicial de “Stories”, com a opção de voltar para o feed normal de publicações, se assim preferir.

Alguns utilizadores podem abrir para um feed de Reels em vez das histórias e alguns para com um feed de loja. Em vez de forçar todos os utilizadores a um novo feed, o Instagram pode procurar fornecer opções diversas e personalizadas, o que pode ajudar a aumentar o envolvimento dentro de cada elemento.

TikTok

Esta ferramenta de vídeo de formato curto passou de 500 milhões de utilizadores em dezembro de 2019 para perto de um bilião hoje e, apesar de enfrentar proibições, restrições, acusações de censura, passando por revisões de segurança a nível global. Apesar de tudo isso, o TikTok continuou a avançar e agora parece que vai avançar para o próximo nível em 2021.

FOCO NO ECOMMERCE

Como a maioria das outras plataformas, o TikTok também fará do comércio online um foco – embora, no caso do TikTok, seja um pouco mais urgente.

O TikTok precisa de encontrar mais formas de garantir que os seus principais criadores sejam pagos, caso contrário, irão para outras plataformas onde possam ter lucro com a criação de conteúdos.