O TikTok como rede social de recrutamento

O TikTok como rede social de recrutamento

A rede social TikTok está a testar uma nova ferramenta de recrutamento para a Geração Z, que termina com os currículos tradicionais.

As novas funcionalidades

O TikTok tem apresentado diversas ferramentas para ser mais produtivo e atrativo.

Nos últimos tempos, foi lançado um novo serviço de recrutamento de empregos que incorpora um conjunto de empresas e aborda grandes marcas incentivando-as a participar.

Este novo recurso permitirá que os utilizadores publiquem vídeos a anunciar vagas de emprego, em vez de um currículo tradicional. Não existirá internamente no TikTok, mas sim, através de uma plataforma separada fora da aplicação – embora os utilizadores possam exibir os seus vídeos nos seus perfis.

Ele é estritamente voltado para a Geração Z e pode ser um vislumbre do futuro do mercado de trabalho, principalmente porque trabalhar em casa e fazer videochamadas remotas se torna a norma para a maioria de nós.

Como funciona?

Conforme mencionado, este novo serviço não estará no próprio TikTok, mas disponível através de um link na aplicação o que o levará para uma página separada.

Esta página terá vagas publicadas por marcas diretamente, com foco em empregos de nível inicial. A intenção é atrair jovens candidatos que ainda não têm experiência, mas são aptos com vídeo e redes sociais.

Os utilizadores podem enviar vídeos que mostram as suas habilidades e dar argumentos de venda rápidos e pontuais. Isso provavelmente tornará toda a experiência muito mais rápida e pessoal – já que as marcas podem conhecê-lo além do seu portfólio e qualificações relevantes.

Os vídeos também podem ser vinculados ao seu perfil pessoal do TikTok, o que significa que as empresas podem procurá-lo e contatá-lo diretamente, mesmo que não seja nesta nova plataforma de ofertas de emprego.

Recrutamento para empregos no futuro

Econtrar um emprego é uma tarefa exigente e stressante para a maioria de nós. As inscrições podem levar muito tempo e o processo geralmente é excessivamente burocrático.

A rede social TikTok, já mencionada neste artigo, é um ótimo recurso para obter dicas de trabalho e se tornar mais empregável, especialmente para os jovens, pois enfatiza a interação humana e o conteúdo original muito mais do que qualquer outra rede social.

Faz sentido que a plataforma se incline ainda mais para esse nicho produtivo e voltado para a carreira, já que o vídeo é um forte componente de informação e do entretenimento online. Um processo de candidatura mais imediato e humano atrai empregador e a entidade empregadora e pode tornar-se o padrão da indústria nos próximos anos.