Inovação em Marketing

// influencer marketing
Inovação em Marketing

A tecnologia está em constante mudança e o marketing deve acompanhar essa evolução e adaptar-se às tendências de mercado.

As agências de marketing e de comunicação devem procurar novas estratégias para atender às necessidades dos consumidores.

Inbound Marketing

A tendência é investir em estratégias de Inbound Marketing para atrair o cliente com conteúdos cada vez mais relevantes e de acordo com a nova realidade do consumidor Omni-Channel (multicanal).

Baseado em três pilares, fazem parte do Inbound Marketing: o SEO, que é a otimização do desempenho dos sites nos mecanismos de busca; o Marketing de Conteúdo, uma estratégia para adquirir um público de qualidade entregando um material relevante; e as Estratégias em Redes Sociais, ponte indispensável para o relacionamento entre marca e cliente.

Marketing de Relacionamento

As pessoas estão cada vez mais exigentes no ambiente digital. Tal situação proporciona que as empresas procurem estratégias de marketing mais criativas e que garantam relacionamentos de longo prazo.

Através dessa procura de relacionamento com os seus clientes, o Marketing de Relacionamento surge como um dos principais motores do marketing digital — e a tendência é que ele continue a ser o principal objetivo também nos próximos anos.

Como sempre é necessário conhecer bem os consumidores, conhecê-los mais de perto, ouvi-los, criar um diálogo bilateral, relacionamentos mais fortes e procurar conexões mais personalizadas para fidelizá-los.

Marketing de Conteúdo

Independentemente das inovações do mercado, no que se refere ao marketing digital, pode acreditar que o Marketing de Conteúdo continuará em força.

A tendência é que as empresas apostem cada vez mais em conteúdos relevantes. O foco estará mais do que nunca na qualidade em detrimento da quantidade, sendo o conteúdo o ponto de partida para atração de um público cada vez mais qualificado.

Comunicação Efémera

Os consumidores, principalmente os mais jovens, estão a experienciar os mais diversos tipos de conteúdos. Numa questão de minutos, eles leem posts e vão em busca de mais novidades, portanto, ainda vamos ouvir falar muito do chamado Marketing Efémero.

As aplicações móveis como o Instagram Stories utilizam esse recurso como atrativo, com mensagens, fotos ou vídeos gravados instantaneamente e que, após enviados para outros usuários, expiram rapidamente.

O mercado digital já percebeu essa tendência, tanto que várias redes sociais estão a apostar nesses mesmos recursos para captar, principalmente, uma fatia dos Millennials — geração de jovens mais aficionados por tecnologia.

Realidade Virtual

A realidade virtual não se trata apenas de algo relacionado com ficção científica. Agora é altura de o marketing investir na produção de conteúdos que utilizem esse tipo de tecnologia nas suas campanhas para atrair mais clientes.

Um papel importante da Realidade Virtual é auxiliar na tomada de decisão e aproximar o produto ao quotidiano do consumidor, ajudando-o a visualizar como este produto ficará no contexto em que ele deseja aplicá-lo, fazendo com que o cliente antecipe e até mesmo anseie pela experiência real.

Como vivemos na era da inteligência artificial e da internet das coisas, a saída para se sobressair perante a concorrência é inovar a forma de trabalhar o marketing digital.

Chatbot

E por falar em inteligência artificial, a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e, acabou por perder as características de impessoalidade mecânica que antes faziam com que o consumidor olhasse com maus olhos a interação com as máquinas.

Este avanço permitiu a popularização dos chamados chatbots, robôs que executam funções básicas de atendimento ao cliente e interação nas redes sociais, websites e aplicações móveis.

Entre as vantagens da ferramenta, podemos citar a instantaneidade das respostas e a objetividade para resolver questões simples, que muitas vezes levariam minutos para serem atendidas pelo serviço de atendimento ao cliente tradicional, aumentando os índices de satisfação do cliente sem grandes investimentos.

Redes Sociais

Através das redes sociais pode inovar o que pretender das suas estratégias de marketing, mas se elas não chegarem ao lugar certo, de nada adiantará.

Pode haver e sempre haverá novas tendências no mercado a cada ano, mas as redes sociais continuarão a ser a principal para qualquer empresa que deseja aproximar-se dos seus clientes.

Um dos fatores que influencia a importância dessas plataformas é a quantidade de tempo que as pessoas lhes dedicam e passam conectadas e também a entrega certeira de seu conteúdo. Além de direcionados para um público-alvo segmentado, eles também ficam livres dos bloqueadores de anúncios, cada vez mais utilizados pelos internautas, que impossibilitam a exibição de propaganda digital convencional.

Portanto, invista o quanto quiser em outros meios de divulgação online, mas jamais descarte essa opção das suas estratégias.

Influenciadores Digitais

Ao falarmos de marketing na internet devemos destacar como tendência os influenciadores digitais, uma profissão que antes se restringia aos blogs e, posteriormente, ao Youtube, e hoje já ultrapassa essas fronteiras.

O poder de persuasão das celebridades da internet está em todas as redes sociais e meios de comunicação, algumas inclusive contam com aplicações próprias para propagação de conteúdo.

As marcas já perceberam esse potencial e hoje os “publis”, como são chamadas as parcerias pagas, já são práticas recorrentes e muito bem aceites pelo público, que prontamente se identifica com as marcas que patrocinam os posts dos seus ‘influencers’ preferidos.

Vídeos via streaming

Conteúdos em tempo real será um dos desafios do marketing digital e uma das funcionalidades das redes sociais que mais conquistou adeptos no último ano foi o Streaming, ou “em direto”.

Esta tendência estabeleceu-se principalmente a partir da boa aceitação dos stories no Instagram, que incorporou a possibilidade que já era permitida anteriormente noutras redes, como Facebook e YouTube.

Esta é uma nova forma de marketing que tem um forte potencial para fomentar ligações, pois humaniza a relação, mostra uma dinâmica de marca viva e em movimento, e estimula a interação, pois as pessoas são mais propensas a responder a algo que está a acontecer aqui e agora.