Estratégias de Neuromarketing

Estratégias de Neuromarketing

Quando nos referimos a comportamento do consumidor nem nos apercebemos da dimensão que este aspeto pode acarretar no desenvolvimento de ações de marketing.

O neuromarketing é uma área da ciência que procura estudar e compreender os fatores que influenciam um determinado consumidor no processo de decisão de compra. A partir disso, é possível traçar técnicas e métodos benéficos para as atividades da sua empresa.

O que leva o consumidor a decidir comprar um produto, a optar por uma marca específica, ou a contratar algum tipo de serviço? Os fatores podem ser variadíssimos, alguns pensam que a resposta é o preço, outros que o fator determinante é a qualidade do produto. Por outro lado, há quem afirme que a apresentação é o que realmente faz a diferença.

As respostas para esta questão são, na maioria das vezes, resultado de intuição, o que torna qualquer conclusão bastante subjetiva — o que não ajuda na idealização de uma estratégia de marketing coesa.

Ainda assim, procurar perceber o que influencia o comprador no momento da decisão de compra é essencial para qualquer empresa. Afinal, com esta informação, é possível desenvolver ações muito mais eficientes para impactar a persona de modo positivo.

Funcionamento do Conceito

Para melhor entender a aplicação do neuromarketing, é preciso compreender que o processo de decisão de compra ocorre, em grande parte, no subconsciente do indivíduo. Assim, perguntar diretamente se alguém gosta de um produto pode não gerar uma resposta totalmente verdadeira.

Com os métodos utilizados nesta ciência que deriva da neurologia, os investigadores têm acesso a uma área mais profunda do cérebro humano. Ao usar a ressonância ou outras tecnologias de medição de atividade cerebral, é possível medir a resposta de forma mais exata.

Imagine, então, que está em dúvida se a embalagem do seu produto deve ser azul ou rosa. Ao apresentar as duas opções para alguém, se aplicar o neuromarketing, consegue mais do que a opinião pessoal do consumidor.

Através da observação das atividades cerebrais, é possível entender de que forma o subconsciente reage a cada uma das opções. Assim, torna-se claro qual alternativa produziu um impacto mais positivo, ou seja, a que tem mais hipóteses de incentivar a tomada de decisão.

Benefício para o seu negócio:
  • Melhorar a tomada de decisão
  • Permitir o desenvolvimento
  • Proporcionar a criação de campanhas publicitárias mais efetivas
  • Melhorar a experiência do consumidor
Principais formas de aplicação do neuromarketing
A psicologia das cores

As cores podem criar um estímulo que irá determinar as opções de compra do consumidor. Abaixo, indicamos algumas cores e o significado de alguns estímulos que pode provocar no consumidor:

  • azul: confiança e segurança;
  • vermelho: emoção e paixão;
  • laranja: sentimento agradável e amigável;
  • verde: tranquilidade e serenidade;
  • roxo: inovação e inteligência;
  • rosa escuro: alegria e jovialidade;
  • rosa claro: romance e delicadeza
  • preto: luxo;
  • branco: transparência.

Posicionamento dos elementos de uma imagem

Seja para um post nas redes sociais, seja para a embalagem de um produto, é preciso ter bastante atenção na forma como os elementos de uma imagem estão posicionados. Um exemplo são as figuras que contam com a foto de uma pessoa acompanhada de informações sobre um produto.

De acordo com alguns estudos, o direcionamento do rosto da pessoa possui um papel fundamental na perceção dos consumidores. Se a figura está direcionada para frente, a encarar o visualizador, esse tende a manter a sua atenção no rosto que se encontrará à sua frente.

Por outro lado, se o rosto estiver voltado para o texto ou para outro elemento da imagem, o instinto leva o observador a direcionar sua atenção para lá.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são umas das principais técnicas utilizadas pelos profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra. A ideia é transmitir ao consumidor uma informação, objetiva ou subjetiva, que desperte a necessidade de consumo.

Um dos gatilhos comummente utilizados está relacionado com a escassez de um determinado produto, ou de um fator característico de um produto, como uma edição limitada ou determinada promoção. O objetivo é fazer com que o cliente absorva um senso de urgência na sua jornada como consumidor, acelerando a decisão. Frases como “compre já” ou “por tempo limitado” são utilizadas para esse fim.

Outro gatilho é o da exclusividade. Ele é muito utilizado em estratégias de Marketing de Conteúdo que oferecem materiais exclusivos para os seus assinantes.

A mesma ideia é aplicada em redes sociais para convocar seguidores a assistirem uma live. A noção de que terão acesso a algo que não está disponível para todos motiva as pessoas a realizarem uma ação.

Ancoragem de preços

O nosso cérebro tem grande dificuldade de pensar no preço com base no valor isolado de um produto, ou seja, pelo que ele realmente faz por nós.

Em vez disso, é mais fácil tomar por base os preços para produtos similares e observar se a oferta em questão está cara ou barata.

Dessa forma, o preço de um smartphone é considerado alto ou baixo, através do preço dos concorrentes que oferecem as mesmas funções e configuração do que pelos benefícios que vai trazer ao dono.

O exemplo mais famoso vem das feiras e mercados, com o famoso “2 por 1” e “5 por 3”.

Talvez o consumidor não precise de 3 itens, mas ele considera mais vantajoso aproveitar, já que se comprasse os 3 de forma separada, pagaria mais.

Cuidado com o design

O design do seu site, blog e dos elementos impressos, como a embalagem e o cartão de visitas, têm que estar de acordo com os outros princípios que destacamos ao longo deste artigo.

Quanto melhor o design, mais vontade as pessoas terão de explorar o que o seu negócio pode fazer por elas, além de aumentar a confiança de que a sua empresa irá entregar um trabalho dentro do esperado.