Chatbot

Chatbot

Todos os dias acompanhamos a evolução acelerada das tendências e nas empresas isso não é exceção. Pretendemos que o atendimento seja mais rápido e simples, e uma das soluções encontradas para este problema foi a criação dos chatbots: programas que utilizam a inteligência artificial para realizar atendimentos e solucionar o que o cliente deseja de maneira rápida.

O que faz os chatbots?

Os chatbots são ferramentas de resposta imediata, que servem como um primeiro contato para esclarecer pequenas dúvidas ao cliente. Este sistema foi desenvolvido para dialogar de maneira mais próxima com humanos, como se fosse uma pessoa mesmo. O objetivo é um só: ser um atendimento fácil para o cliente.

Vantagens de usar chatbots

Investir em chatbots vai além de ter um facilitador para o atendimento: é ter a capacidade para conseguir responder às perguntas mais comuns dos clientes, analisar os dados.

Verifique as vantagens em trabalhar com esta ferramenta:

Flexibilidade

Por se tratar de uma programação, os chatbots podem ser usados em qualquer área, adaptando-se a várias situações e assuntos. Assim, é possível utilizá-los para diversos propósitos: atendimento ao cliente, vendas e para o que for mais necessário.

Automatização de processos repetitivos

Sabemos que com a facilidade da internet os consumidores estão cada vez mais conectados e que entrar em contato com as empresas é cada vez mais fácil. Então, os chatbots são capazes de solucionar as demandas de entrada do atendimento, permitindo que o enfoque em resoluções mais complexas para os clientes. 

Captação de leads

Além disso, ao se trabalhar com os chatbots consegue compreender melhor o seu público-alvo, o que ajuda na altura de gerir todas as estratégias. Assim, as decisões são mais assertivas, o que garante melhores resultados.

Melhora as vendas e atendimento

Com a automatização, os chatbots podem facilitar ainda mais quando falamos de vendas, já que eles podem estar disponíveis 24 horas durante todos os dias, sendo facilitadores das vendas.

Além disso, a empresa tem a simplificação e agilidade nas respostas, o que é muito importante nos dias de hoje.

Tipos de bots

Basicamente existem dois tipos mais comuns de chatbots, cada um com sua particularidade e função:

Baseado em regras

Os bots baseados em regras são do estilo “pergunta e resposta”, e é a forma mais simples. Conforme aquilo que o utilizador escreva, o bot identifica e envia a resposta. Imagine uma FAQ programada: é assim que funciona.

Baseado em Inteligência Artificial (IA)

Este tipo de bot já é mais complexo, porém, mais completo. É baseado em Inteligência Artificial para se comunicar com o utilizador, registando todas as palavras digitadas para processamento posterior, e responde com sugestões adequadas sobre o assunto, não necessariamente de forma programada.

Independente do modelo utilizado, os chatbots podem contribuir imenso numa empresa. Tornam os processos mais fáceis, completos e automatizados, e num mundo cada vez mais rápido, ter um atendimento veloz é fundamental. Os chatbots conseguem ajudar na captura de dados e tomada de decisão, e aliados a força humana, conseguem ser uma ótima fonte para resolução de problemas.