Campanhas Google Ads

Campanhas Google Ads
O que é Google Ads?

O Google Ads é um sistema de links patrocinados, que funciona com PPC — ‘Pay-Per-Click’, que significa ‘Pagamento Por Clique’ — e tem feito muita diferença na publicidade das grandes empresas.

Isto porque através do sistema é possível que os anúncios cheguem a um público que é específico para o seu negócio, então não perde investimento de tempo e nem dinheiro com pessoas que não possuem grandes hipóteses de se tornarem clientes fidelizados.

Como funciona o Google Ads?

Os anúncios do Google podem ser exibidos de diversas maneiras. Isto porque a ferramenta é múltipla: compreende rede de pesquisa, rede de display e vídeo. Os anúncios podem ser veiculados como:

  • resultados de pesquisas num motor de busca, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos utilizadores;
  • banners em websites específicos direcionados por cada empresa de acordo com o seu negócio e respetivo target;
  • banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • banners em aplicações;
  • banners no YouTube;
  • vídeos no YouTube.
Traçar um objetivo

Não deve iniciar uma campanha só com o pensamento “quero vender mais”. É preciso estabelecer uma quantidade, algo que seja plausível para análise de desempenho. Dessa forma, é possível mensurar resultados e quando um objetivo é alcançado.

É preciso também saber em quanto tempo esse “aumento de vendas” pode e deve ser conquistado. Por exemplo, tenho um website de vendas.

  • resultados que tenho hoje: uma média de 300 visitas diárias e 2 vendas;
  • meta e prazo para atingir: 3.000 visitas ao dia em 4 meses.

Este tipo de planeamento é o que irá ditar quanto será necessário investir. Lembre-se: não adianta criar grandes metas, se não houver hipótese de direcionar investimentos na mesma proporção.

Traçar objetivos é criar estratégias viáveis para poder realizar o que foi planeado num primeiro momento.

Potencializar os benefícios dos seus produtos

A campanha tem de ser objetiva e expor o melhor do seu produto, para que as pessoas se interessem pelo seu negócio. Identifique precisamente o que o seu produto ou serviço oferece e as suas maiores qualidades.

Deve estudar o seu público-alvo, de modo a compreender os seus hábitos de consumo, e o que procuram num determinado produto para satisfazer as suas necessidades.

Efetuar um estudo do público e criar um planeamento

Tenha informações atualizadas sobre o estado do seu negócio, como por exemplo, os seus clientes e possíveis clientes interagem com as suas publicações e de que forma utilizam o seu website. Através do Google Analytics, você pode obter informações como:

  • quantas visitas possui atualmente, de onde elas vêm;
  • quanto tempo ficam no site e o que mais procuram;
  • através de onde entram no seu site (por exemplo, uma ligação da newsletter, uma rede social)
  • quanto cada cliente gasta em média.
Analisar os concorrentes

O seu website pode ser muito bom e o seu produto de muita qualidade e, mesmo assim, não conseguir os clientes que queria. O problema pode ser a concorrência.

Recolha informações, como por exemplo:

  • quem são os seus concorrentes no Google?
  • o que, como e quando anunciam?
  • onde se posicionam?
  • os anúncios são sempre os mesmos ou mudam? 
  • onde levam os anúncios?

A partir do momento que você possui conhecimento de quem são seus concorrentes, comece a monitorar as ações deles e incorpore isso dentro de suas estratégias, entenda os pontos fortes e as oportunidades de se destacar analisando o que já está sendo feito em outras campanhas.

Traçar uma estratégia

Para alcançar os seus objetivos, não precisa aparecer em primeiro lugar em todas as pesquisas, ou fazer uma campanha durante muito tempo. Ao analisar todas as informações recolhidas, deve criar uma estratégia que faça sentido para os resultados que está a procurar.

Não existe uma fórmula mágica para aumentar as vendas ou o tráfego de uma página, apenas se alcançam resultados ao estudar o comportamento do público e isso será possível.

Iniciar a campanha

Organize a sua campanha por tópicos, cada produto ou serviço pode ser melhor explorado com uma campanha específica. Aproveite também os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para mostrar uma propaganda para o público que realmente está interessado no seu produto.

Não usar keywords duplicadas

O próprio Google desaconselha fazer campanhas diferentes e focar na mesma keyword. Isso apenas fará os seus anúncios concorrerem entre si.

Organizar as keywords em grupos menores

Trabalhar com um menor número de keywords, mas mais específicas, dão mais resultado nas campanhas do que uma lista enorme e genérica de campanhas.

Coloque o termo usado na keyword no texto do seu anúncio. Insira os aspetos exclusivos do seu produto/serviço no anúncio.

Indicar as keywords negativas

O Google Ads permite que adicione keywords negativas na sua segmentação, ou seja, termos que devem ser excluídos dos resultados de pesquisa na campanha em que está a apostar. Ao adicionar essa lista de palavras negativas, os seus recursos são otimizados, já que os seus anúncios não serão exibidos para pessoas que procuram por esses termos ou têm acesso a sites que os contenham.

Por exemplo: os seus anúncios podem ser relativos a um instrumento musical e pode negativar palavras como telemóvel, relógio, iPhone, entre outros termos que poderiam confundir a pesquisa do utilizador e acabar por desperdiçar os seus investimentos com cliques de um público não qualificado.

Criar anúncios distintos para cada fase do funil

Não configure anúncios iguais para pessoas que estão no topo, meio e fundo de funil, pois todas as pessoas são diferentes. Seja estratégico e crie anúncios diferentes para os estágios distintos da jornada de compra dos seus clientes.

Em cada estágio a persona terá níveis diferentes de consciência, ou seja, aquilo que será convincente para alguém que já está no fundo de funil — que entende que tem um problema, que precisa solucioná-lo e como isso pode ser feito — não irá fazer sentido para alguém que ainda está no topo e não adquiriu confiança suficiente com a marca.

Experimentar copies e formatos diferentes

Não utilize os mesmos níveis criativos por muito tempo. Experimente textos distintos, assim como outros formatos que podem ser explorados como novidade para despertar mais a atenção do público-alvo.

Usar as keywords no anúncio

As suas palavras-chaves utilizadas na segmentação foram escolhidas por algum motivo estratégico, certo? Por isso, verifique quais podem ser inseridas não só no título dos anúncios, como também no conteúdo da descrição.

Com termos relevantes no seu anúncio, ele alcança mais relevância, já que oferece (na segmentação e no texto) o que o público está a procurar.

Direcionar os seus anúncios para a página certa

Direcionar os seus clientes apenas para a sua página inicial não é um bom negócio. Mandá-los para as páginas específicas dos produtos nos quais clicaram nos anúncios pode trazer uma taxa de conversão bem melhor.

Outra dica é unir uma campanha SEM a uma otimização do SEO da sua página pode melhorar muito os resultados.

Otimizar o alcance com base na localização dos seus clientes

Sabia que os seus anúncios podem ter uma variação de resultados de acordo com cada região em que são veiculados? Afinal, cada local tem as suas especificidades culturais e comportamentais, o que pode impactar nas campanhas.

No Google Ads existe um recurso para ajustar os anúncios de acordo com a localização. Assim, poderá analisar os números com base nas suas estratégias e otimizar quais regiões merecem um aumento ou diminuição de alcance.

Acompanhar o desempenho das campanhas

Já estudou, recolheu informações, estabeleceu objetivos e planeou as suas campanhas. Está na altura de avançar para o próximo passo, que é acompanhar e controlar de perto o resultado das suas campanhas. Esses resultados também o ajudarão a definir o melhor caminho a seguir.