Marketing de Moda

Marketing de Moda

O profissional de Marketing de Moda ajuda a consolidar a marca e o negócio, perante a concorrência e o público-alvo.

O foco assenta em três vertentes principais:

  • fortalecer a imagem da empresa;
  • atrair a atenção e a empatia do cliente;
  • fazer com que o consumidor se identifique com as peças da marca.

Quando esses objetivos são concluídos, significa que o conceito de moda daquela marca se tornou parte da vida e da cultura das pessoas.

O profissional deste setor é multifacetado: desenvolve campanhas de divulgação, pensa em coleções, faz pesquisas de mercado, pensa em estratégias de venda e realiza ações de relacionamento com o cliente.

Ou seja, muito do sucesso de uma marca está dependente dos resultados das funções que ele desempenhar.

Pesquisa e análise de mercado

Entender o seu público é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

E, no mundo da moda, isso não poderia ser diferente.

Na área de marketing, desenvolve e aplica pesquisas qualitativas e quantitativas sobre tendências e comportamento do consumidor.

A partir disso, descobre o que está em alta para tomar decisões sobre o que a marca vende, seja em relação a design, a materiais utilizados na confeção, ou nos tipos de produtos a serem lançados em uma coleção.

Design e desenvolvimento de marcas

A componente visual de uma marca deve estar alinhada com as suas peças.

Isto significa que é fundamental pensar num logotipo, num slogan, nas embalagens, nas etiquetas, e em cada detalhe que reforce o nome da empresa na mente do consumidor.

A equipa responsável pelo desenvolvimento de marketing numa empresa da indústria da moda, torna-se responsável por conectar a empresa com a ajuda dessa identidade. Assim, com base nestas parte de criação de uma identidade de marca, estamos a falar de branding.

Nesta vertente entra a experiência do consumidor. Cada marca decide o que lhe oferecer para que o cliente se sinta predisposto a comprar e faça disso um hábito.

Preços e distribuição

Para quem prefere uma atividade mais operacional, decidir sobre preços e distribuições esta é uma área onde há muito para explorar.

O responsável deste setor tem de pesquisar e analisar que canais de distribuição são mais adequados para o produto da marca — varejo ou vendas online, por exemplo. E além de atribuir preços às peças, poderá também pensar em promoções e ofertas sazonais, ou outras estratégias para vender mais e obter lucratividade para a marca.

Criação de campanhas publicitárias

Tem criatividade de sobra? Então pode também atuar na criação de campanhas publicitárias.

A sua função é estruturar um planeamento de meios de comunicação, desenvolver anúncios e trabalhar com redes sociais.

Também é importante que defina qual é a linguagem adequada para falar com seu público, que de imagem usar nas campanhas e que formato terão: audiovisual, textual, entre outros.

Quem trabalha na nesta área pode recrutar influenciadores digitais para ser a cara de determinada campanha, desenvolver um planeamento de divulgação e selecionar as peças que serão apresentadas.

Tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da moda — em vários aspetos. 

Por exemplo, pode ficar responsável por desenvolver, pesquisar e definir os recursos que serão usados para divulgar e comercializar materiais e produtos.

As lojas online e as aplicações de compra são canais indispensáveis para qualquer marca que queira atingir um público maior.

Também poderá pensar em estratégias, design e conteúdo para essas plataformas, que facilitam, e muito, a vida das pessoas.

Por último, conseguirá definir e trabalhar com ferramentas de atendimento e interação. Os chatbots, inteligência artificial e games são algumas tendências que vieram para ficar e que podem ter seu uso adaptado para atender as necessidades da marca em relação a seu público.

Análise de dados

A análise de dados permite que entenda melhor o seu público: porque eles compram com a sua marca, o que adquirem e quando consomem.

Assim, consegue desenvolver conteúdo, coleções e peças personalizadas para as suas necessidades e desejos. 

É como uma pesquisa de mercado, mas daquela parcela de clientes que já conseguiu conquistar e necessita de manter interessada.