Linkedin nos negócios

Linkedin nos negócios
O seu perfil é a sua vitrine

Antes de pensar sobre a montra do seu negócio, como está a sua? O seu perfil está completo? Deixa explícito aos utilizadores os seus dados? Existem algumas informações que são importantes dentro desta rede, como por exemplo:

  • Onde trabalha?
  • Onde já trabalhou?
  • Biografia (quem é, o que procura, como se apresenta)
  • As suas competências
  • Os cursos que já fez
  • Os projetos que já criou
  • A sua formação
A sua foto também é importante

A foto pode ser um simples detalhe numa rede social, mas quando se trata de uma rede voltada para networking, negócios e oportunidades, a sua foto é muito relevante. Não precisa de ser uma fotografia de fato e gravata. Pode ser uma fotografia simples, mas que seja agradável, mostre bem quem é.

O seu conteúdo é a sua marca

O que produz dentro do LinkedIn, diz muito sobre a sua postura profissional. Afinal, é uma rede voltada para profissionais e para o mercado de trabalho. Por isso, tudo o que publica, escreve, comenta, reflete sobre si e onde pretende chegar.

Aproveite essa oportunidade para criar conteúdos que atraia pessoas de forma estratégica. O seu conteúdo pode ser sobre o seu segmento, sobre o que faz, sobre os problemas que soluciona.

Artigos trazem relevância

O tópico acima mostra-nos a importância de produzirmos conteúdo de qualidade e os artigos dentro do LinkedIn são uma ótima ferramenta. Os artigos são produzidos no perfil pessoal, o que não deixa de ser um problema. Afinal, o seu perfil também pode falar sobre a sua marca, os seus projetos e os seus produtos. A ideia é criar conteúdo pessoal, que fale sobre o seu segmento. Assim, irá construir a sua marca pessoal e também reforçar o psicionamento da sua empresa.

O artigo pode ser compartilhado na Company Page da sua empresa.

Company Page

A Company Page é a página comercial da sua empresa, dentro do LinkedIn. Assim como temos as páginas comerciais, dentro do Facebook. O formato é parecido, os utilizadores podem seguir a sua empresa e acompanhar os conteúdos que a marca publica lá dentro.

Uma dica, é usar o seu perfil pessoal para ajudar a Company Page a alcançar mais pessoas do seu público-alvo. Afinal, no início da sua Company Page, provavelmente apenas os utilizadores do LinkedIn que realmente possuem um vínculo com a empresa, irão acompanhar os conteúdos.

Este é o grande desafio de uma marca no LinkedIn, usar todas as estratégias possíveis, para alcançar novas pessoas. Se a sua Company Page não tem um grande alcance, use estratégias no seu perfil pessoal, que ajudem a alavancar a sua marca.

Linkedin não é só vaga de emprego

O espaço dos profissionais de Recursos Humanos dentro da rede é bem utilizado. Muitas pessoas usam o LinkedIn para procurar novas oportunidades, mas isso não significa que a rede serve apenas para encontra ofertas de emprego. Há um grande espaço para divulgação de novos projetos, lançamento de campanhas, conteúdos institucionais, entre outros.

Relacionamento é Estratégia

O LinkedIn é uma rede social que inspira o networking e o relacionamento. A partir do momento que usamos esta rede, entendemos que deve adicionar pessoas do seu segmento, enviar mensagens e trocar ideias profissionais. O LinkedIn tem esse objetivo.

Exemplo: assistiu uma palestra de um profissional e considerou relevante, gostou do conteúdo? Adicione este profissional no Linkedin e envie uma mensagem. Apresente-se, diga que apreciou a palestra e que gostaria de ser uma conexão.

É uma forma simples, que colabora com o seu relacionamento dentro do LinkedIn. Assim, pode acompanhar novas pessoas, novos conteúdos e novas oportunidades.