Importância do Marketing

Importância do Marketing

Apesar de se atualmente de abordar bastante a componente relacionada com o marketing e as estratégias mais adequadas, há ainda empresas que não sabem explorar da melhor maneira. Qualquer empreendedor, quando cria um negócio, debruça-se quase exclusivamente no produto ou serviço prestado. Por norma, a tendência é pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que perspetivavam. Outro equivoco, é pensar que o Marketing resolve todos os problemas da sua empresa como: melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, num único dia.

Neste artigo, ficará a entender, de uma forma geral, qual é a importância do marketing para as empresas.

Para o desenvolvimento das estratégias de marketing deve ter em consideração:

  • Identificar. Observar as necessidades dos clientes e perceber a maneira eficaz de como o seu produto o pode atingir;
  • Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
  • Satisfazer. Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa proporciona algum benefício (satisfação) para ele.
  • Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para não ter lucro. Este é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa.
Vários tipos de Marketing

A competitividade do mercado, faz com que o Marketing seja tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar a concorrência, controlar a marca, otimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendências, planear ações, são algumas das funções que o Marketing pode fazer pela empresa.

Devido ao Marketing ser uma ciência que estuda diversos segmentos do mercado, é muito comum ver o termo ‘marketing‘ associado a outras palavras que acabam por criar novas áreas de estudo como:

Marketing 1.0/2.0/3.0 – Endomarketing – Marketing Digital – Marketing Viral – Marketing de Guerrilha – Telemarketing – Marketing online – E-mail Marketing – Marketing de Serviços – Marketing Político –Marketing de conteúdo (Inbound Marketing) – Marketing direto – Mobile Marketing.

E tirando a palavra ainda temos: Negociação – Comportamento – Gamefication – Assessoria – Merchandising – Experiência de utilizador – Redes Sociais – Gestão de Marca, entre outros.

A preocupação com o marketing

Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo resume-se à distribuição de flyers, efetuar um papel comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas observar o Marketing desta perspetiva, além de desperdício de recursos, ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.

Também não estamos através deste artigo a querer dizer que o Marketing é garantia de sucesso, mas que facilita a vida da empresa e diminui a margem de erro de toda a atividade, isso sim.