Estratégias de e-mail marketing (parte 1)

Estratégias de e-mail marketing (parte 1)

Esta é a parte mais desafiadora e a que exige conhecimento de alguns parâmetros técnicos essenciais. Este vai ser o primeiro de uma série de artigos sobre a importância das estratégias de e-mail marketing.

A sua empresa deve ter a própria base de contatos, componente importante para aumentar o alcance do seu negócio na internet, afinal de contas, isso potencializa a capacidade de gerar leads e consequentemente, aumenta as vendas. 

No entanto, comprar contatos não é uma boa solução, pois podem surgir alguns que não terão qualquer interesse para o seu projeto e, assim, manchar permanentemente a reputação do seu domínio, inviabilizando o uso do email marketing.

A melhor opção é captar leads de forma espontânea para impulsionar a sua marca. Uma boa alternativa para fazer isso é criar landing pages específicas para atrair novos seguidores e, além disso, saber exatamente que tipo de conteúdo é relevante para eles.

Segmentação:
A personalização de conteúdo é o objetivo da segmentação de listas, assim sendo, deve dividir a lista de e-mails em segmentos com base no que conhece sobre cada utilizador – os hábitos de compra, a familiaridade com a sua empresa, a faixa etária ou a experiência profissional. A segmentação de lista coloca o conteúdo direcionado para perfis de contactos.

Double Optin

Os segmentos podem ser genéricos,por exemplo, pessoas que se inscreveram na sua newsletter numa determinada altura. Assim como pode segmentar por dadosespecíficos (pessoas que compraram um produto específico depois de descobrir o seu site no Pinterest). Em geral, quanto mais específica a segmentação, mais provável é que a informação que você envia seja de importância para o destinatário.

Ao passo que um contacto se inscreve para receber sua newsletter, é enviado um email e através de um link pode confirmar a inscrição. Desta forma consegue impedir emails falsos na base de dados e comprovar a intenção de um cliente receber o conteúdo da newsletter.

Com esta técnica conseguirá: menor índice de marcação de spam e mais engajamento, ou seja, maior visualização, cliques e retorno nas suas campanhas.

Spamtrap

O Spamtrap é um email falso, criado e gerido por entidades antispam, com efeito de detetar quem envia emails através de listas compradas, antigas ou de procedência duvidosa.

Uma vez que o spamtrap começa a receber seus emails, os dados irão ser guardados sobre o remetente, podendo fazer com que caia numa lista negra de bloqueio, também chamada Blacklist.

Backlist

São as listas com remetentes que mais praticam spam. 

No entanto, alguns remetentes legítimos acabam por constar nestas listas por erros básicos, como enviar para muitos contactos inválidos, contactos spamtraps ou conteúdos que possam ser classificados como spam.

Optout

Assim como o cliente entra na sua lista através do optin(aceitação de recebimento), ele deverá sair através do optout, que é feito através de um link vinculado a ações de email marketing, tal permite o cancelamento do recebimento, de forma direta ou através de um formulário que indica os motivos da desistência.

Bounce

Bounce é o erro na entrega do email.  É considerado um forte indicador da qualidade da sua base de contatos, ou seja: quanto mais, pior.

Os tipos mais comuns de bounce são o Hard, em que o endereço de email já não existe mais e o Soft, quando o endereço existe, mas a mensagem enviada não pode ser entregue.

Muitas vezes, o problema é temporário – a caixa de correio do destinatário está cheia, um aviso de ausência foi configurado ou o seu envio caiu no filtro anti-spam devido ao conteúdo do envio, reputação ou engajamento.

Graymail

É um dos principais processos de degradação da entrega de uma lista de contactos, em que um contacto entra corretamente na sua base, com permissão de recebimento, mas com o tempo perde o interesse, ficando numa zona indefinida, que não tem mais engajamento (views, clicks ou conversão).

Nestes casos, é indicado utilizar o descanso de base, onde ficam armazenados os contatos sem receber envios por um determinado período. Desta forma, melhora a reputação do seu domínio e pode até gerar um novo interesse nos seus contatos.