A importância do Google Analytics no e-commerce

A importância do Google Analytics no e-commerce

O Google Analytics é uma plataforma que facilita a interpretação de dados no contexto digital das empresas, sendo importante no formato e-commerce. Porém, saber utilizar este género de ferramentas é fundamental para conseguir definir objetivos para o seu negócio.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta da Google que permite efetuar inúmeras análises, como a ROI (Retorno sobre o Investimento) nas iniciativas de marketing digital e conversões que acontecem em sites, blogs, redes sociais, etc.

Trata-se de um mecanismo de informática gratuito que proporciona estatísticas e recursos analíticos básicos de SEO (Search Engine Optimization) e estratégias de negócio na internet. O Google Analytics tem a função de medir o grau de eficiência das táticas publicitárias nessas plataformas. É um software intuitivo e de configuração simples, mas que exige muitas especificações. Quando bem utilizado, a app aponta maneira para aperfeiçoar as campanhas e ajuda na tomada de decisões de sucesso.

Assim, reduz os custos com publicidade e torna mais eficaz as ações de marketing. Por isso, quem se quer destacar e tomar decisões de negócio mais segura e efetivas, já que é baseada em dados, necessita dominar este programa.

Ajuda a compreender o comportamento dos clientes

O Google Analytics ajuda a compreender a conduta dos clientes no chamado pós-clique, isto é, como os usuários se comportam depois de acederem a um site, ou à página de uma rede social: eles preenchem os formulários? Fazem downloads que a empresa sugere? Voltam a navegar?

Deste modo, é possível construir um mapa para interagir com os clientes do e-commerce. Esta solução tecnológica pode ser ajustada às particularidades do empreendimento em questão. Se o principal propósito for ampliar os leads, será simples configurar a app para quantificar as novas adesões de visitantes a determinada página ou site por período específico. Desta forma, o gestor pode acompanhar a variação diária ou mensal do indicador. Desta forma, é mais fácil planear as ações fundamentais para o alcance das metas, além de ser mais rápido descobrir se o que já foi feito trouxe resultados positivos ou não. Por outras palavras: o Google Analytics tem condições de exercer um papel de protagonista na gestão, já que pode alterar profundamente a qualidade do e-commerce.

Na realidade, todos os empresários pretendem saber se os seus investimentos estão a valer a pena. Por isso, os profissionais que conseguem ter resposta a estes tópicos são muito apreciados no mercado de trabalho.

O importante é verificar quais são as métricas mais importantes para avaliar e o que é que se adequa a cada negócio.