Linkbuilding

 
2 de Setembro de 2014

O bom desempenho das marcas ao nível do Marketing Digital está dependente da criação de conteúdo original, relevante e que acrescente valor

Subentende-se assim que o planeamento da estratégia de Marketing de Conteúdo tenha elevada importância no desempenho das marcas no universo online. O Marketing de Conteúdo tem como objetivo dotar os consumidores de conhecimento, tornando-os compradores mais informados e esclarecidos. Conscientes da importância que o conteúdo tem na construção da sua imagem junto dos públicos, ainda assim as marcas tendem a ignorar aspetos determinantes para a maximização dos resultados. Hoje, lançamos o desafio a todos os que pretendem avaliar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo: ― Responda às 7 perguntas abaixo e descubra como pode maximizar os seus resultados

Créditos de Imagem

1- Quais são os objetivos da sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Deve criar uma lista de objetivos a alcançar com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Parece bastante simples, mas a grande maioria das empresas não tem uma ideia clara da direção que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo tem ou deve ter. Em casos mais críticos as metas a alcançar com esta estratégia são até mesmo ignoradas. Se ainda não o fez, defina e crie uma lista com os seus objetivos de Marketing de Conteúdo!

2- Qual é o impacto que a estratégia de Marketing de Conteúdo tem no seu negócio? É suposto o conteúdo ter um papel na perspetivação da empresa. O propósito do conteúdo deve ser definido junto com a missão e os objetivos do negócio, isto é, aquilo que a empresa gostaria de alcançar ou realizar. O conteúdo deve ser criado respeitando a linha editorial que por sua vez foi definida com base nos objetivos do negócio. No caso de perceber que os seus conteúdos não estão alinhados com aquilo que a empresa pretende alcançar, pare pois está na hora de redefinir a sua estratégia!

3 – O conteúdo satisfaz as necessidades do seu público? A relevância do conteúdo deve ser questionada. Caso o conteúdo não suscite uma reação junto da audiência, talvez não deva perder tempo a criá-lo. Para saber qual o impacto do conteúdo junto da audiência utilize métricas que lhe darão uma boa perceção da sua performance online.

4 -Tem por hábito ler os conteúdos criados? Ler ou visualizar os conteúdos criados e publicados é a melhor forma de perceber se a estratégia está a funcionar. Para além disso, ao fazê-lo, estará a familiarizar-se com os conteúdos criados na empresa e perceberá que direção deverá ser tomada.

5 – O conteúdo criado tem valor acrescentado? O conteúdo criado deve ser distinto e ter valor acrescentado, diferenciando-se da concorrência. Idealmente o utilizador deverá perceber que o conteúdo foi criado pela sua empresa sem para isso tenha ver o seu logótipo! Pense no seu negócio e na associação profissional que por norma cria conteúdos para a sua indústria, conseguiria criar conteúdos mais interessantes?

6- Os content marketers da sua empresa recebem formação para que possam criar conteúdos de valor acrescentado? Ações de formação são necessárias para que seja comunicado à equipa aquilo que a empresa gostaria de alcançar ou realizar através da criação de conteúdo ― company’s content vision. Quais são as expectativas ao nível da qualidade do conteúdo? A equipa precisa saber quando está a ser bem-sucedida e o que precisa fazer para melhorar.

7 – Desenvolveu alguma forma de comunicar internamente aquilo que a empresa pretende alcançar ou realizar através da estratégia de Marketing de Conteúdo?
Todos os públicos internos devem perceber, acreditar e literalmente “vestir a camisola”. Se a equipa estiver motivada e comprometida com a filosofia da empresa, os resultados serão certamente mais positivos! Conteúdo interessante e cativante será certamente mais partilhado e o seu impacto será mais percetível. É provável que não tenha resposta para todas estas questões neste momento, ou pelo menos não aquelas que desejaria. É importante que reflita nisto e que reveja regularmente estas questões com a sua equipa.

Estes são aspetos determinantes para potencializar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Aceita o desafio? Comece por criar a sua lista de objetivos. Se já tem uma, reavalie e redefina sempre que necessário, faça sempre bem e melhor!