AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS REDES SOCIAIS

// comunicação
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são uma das tendências e um forte meio de comunicação nos dias de hoje. Por este motivo são as plataformas mais usadas pelas marcas para que possam desenvolver as suas ações de marketing. No entanto, quem trabalha a gerir redes sociais, ou tem uma marca/negócio, que delas necessita, sabe que estas ferramentas estão em constante mudança. É preciso aprendizagem constante e acompanhar as alterações para não ficar para trás: desde a atualização de aplicações à otimização de algoritmos.

Por este motivo separamos algumas tendências constantes das redes sociais que farão a diferença na promoção de negócios nos próximos tempos.

Claro que cada uma destas estratégias dependerá sempre do público-alvo da sua marca, assim como dos objetivos a médio-longo prazo e o tipo de produtos/serviços que vende.

10 TENDÊNCIAS DAS REDES SOCIAIS

1. Grupo de Facebook

O objetivo principal desta componente é criar comunidades na rede social Facebook, para uma relação próxima entre os consumidores e a marca e ao mesmo tempo proporcionar troca de experiências enriquecedoras, que permitam a uma determinada empresa perceber o que podem melhorar nos seus produtos e/ou serviços e ainda na sua forma de comunicar

2. Marcar presença no Tik-Tok

A rede social Tik-Tok tem sido um fenómeno mundial, principalmente junto do público mais jovem. Esta tendência não passou despercebida à maioria das marcas que aproveitaram para interagir através dos vídeos curtos e engraçados desta aplicação

3. O alcance orgânico do Facebook e do Instagram vai diminuir ainda mais

Se por norma, já é utilizador assíduo destas ferramentas de marketing digital, provavelmente percebeu que o alcance orgânico das publicações tem diminuído. Pois bem, esta é uma tendência que vai continuar e é uma péssima notícia para a maioria das empresas que terão de aumentar o orçamento que utilizam em anúncios pagos para alcançar mais pessoas, ou seja, futuros clientes.

4. As redes sociais irão funcionar como mecanismos de busca, como o Google

Se olharmos para redes sociais mais específicas, como o caso do LinkedIn, percebemos que esta funciona como um motor de pesquisa para vagas de emprego em vez do Google.

O uso de hashtags nas diversas redes sociais, permite também que isso se torne um filtro de pesquisa dos conteúdos relacionados.

5. Mais vendas através das redes sociais

As redes sociais, principalmente o Instagram utilizam funcionalidades destinadas à compra e venda de produtos. Na publicação do produto é possível efetuar a compra de forma imediata e ao mesmo tempo saber diversos pormenores relevantes que ajudem no processo de decisão. Algo prático e que promete continuar a ser uma tendência.

6. Mais engajamento com notícias e informação

Esta é uma das tendências que cresceu nos últimos anos e que se prevê que dure e adapte regularmente. No entanto, cerca de metade dos utilizadores de Internet em todo o mundo utilizam as redes sociais como forma de ter acesso às principais notícias que marcam a atualidade. Os meios de comunicação têm assim o desafio de adaptar os seus conteúdos e de terem uma presença mais forte no ambiente digital.

7. Twitter como uma oportunidade

O Twitter é uma das redes onde é possível gerar conteúdo viral sem gastar muito dinheiro. Contudo, há diversos negócios, como por exemplo, as cadeias de fast food que utilizam este meio para fazerem as suas publicações e conseguirem um forte engajamento e interação.

8. A realidade aumentada nas redes sociais

A realidade aumentada até aqui associada a videojogos, ou a aplicações móvel com o mesmo fim, está a evoluir e chegou às redes sociais.

Esta nova funcionalidade é mais usada nas stories do Instagram, por exemplo, e permite que filtros, emojis, gifs, sejam aproveitados pelos utilizadores e, consequentemente as marcas podem também verificar aqui uma oportunidade.

9. Avaliações e reviews em redes sociais com papel fundamental na decisão de compra dos utilizadores

Uma das tendências é a preocupação com a avaliação e os comentários da página da sua marca nas redes sociais.

A elevada concorrência no mercado, tem levado os consumidores a espreitar esses conteúdos informativos no processo de decisão de compra.

10. Proteção de dados e Cybersegurança

Devido à diversidade de aplicações e redes sociais, assim como o facto das vendas online serem cada vez mais utilizadas podemos estar perante um problema. A principal preocupação está em preservar os dados pessoais dos consumidores e protege-los de fraudes bancárias.