Vencer a concorrência com SEO

 
Agosto 1, 2014

Pensar em SEO – Search Engine Optimization – é imaginar uma maratona em que queremos chegar em primeiro lugar e mantermo-nos sempre à frente da concorrência

Para que sejamos nós a cortar a meta, temos um longo trabalho pela frente, que exige um esforço e uma dedicação diárias. Este trabalho continuado não é só feito dentro do site, implica também a monitorização da atividade SEO da concorrência.

Para que não vejamos a nossa concorrência ficar com os primeiros lugares dos motores de busca, deixamos 5 medidas para por em prática de imediato:

1. Planeie estrategicamente as suas palavras-chave
Quando estamos a criar conteúdo vamos, naturalmente, ter em linha de conta as palavras-chave que pretendemos atingir. Depois de atingido o objetivo é necessário manter as posições alcançadas. SEO é um trabalho contínuo.
É necessário trabalharmos as palavras-chave que geram maior número de consultas ao nosso site. De maneira a determinarmos quais as keywords mais eficientes, devemos analisar os dados de tráfego para as diferentes consultas de pesquisa, para isto usamos o Google Analytics ou uma ferramenta para webmasters do Google, o Google Webmasters tools.
De maneira a encontramos as palavras-chave mais eficazes e que podem ter levado os concorrentes ao topo dos rankings, devemos analisar os dados de tráfego para as diferentes consultas de pesquisa. Recomendamos que, se possível, use ferramentas avançadas, como a ferramenta Raven para determinar quais as palavras-chave que estão a apresentar as melhores conversões.

2. Foque-se na criação de conteúdo
No que toca ao marketing digital, a criação de conteúdo é crucial. Se procuramos SEO, CPC ou qualquer outra estratégia de marketing digital de maneira a trazer mais visitantes ao nosso site, a quantidade e a qualidade do conteúdo é fundamental. Sempre que adicionamos novos conteúdos ao nosso site iremos torná-lo mais atrativo para os motores de busca e para os seus programas automáticos de indexação, bem como para os utilizadores que leem as nossas páginas.
Se criarmos conteúdo verdadeiramente relevante este poderá levarmos à partilha viral, e consequentemente ao aumento de backlinks externos que citam o nosso site e desta forma melhoram ainda mais o nosso SEO.
Para que os seus concorrentes não ocupem os primeiros lugares dos rankings invista o seu tempo na criação de produtos para download, posts, artigos e outros conteúdos.
Conteúdo é sinónimo de win-win-win!

3. Monitorizar os perfis de backlink da concorrência
Devemos analisar regularmente os perfis de backlinks do nosso site de maneira a evitarmos ataques de SEO negativos. Devemos também prestar atenção aos perfis de backlinks da concorrência de forma a determinarmos as alterações nas ligações que os concorrentes estão a construir.
Na maioria dos casos, as técnicas de SEO mais eficazes não são reveladas. Muitas vezes, as pessoas tropeçam de uma forma acidental numa combinação de sucesso que revela resultados positivos para o site. Se monitorizarmos os perfis de backlink da concorrência usando ferramentas como a Majestic SEO ou a Open Site Explorer, podemos reconhecer novos parceiros, assim como encontrar diferentes estratégias de vinculação da concorrência e assim tentar ultrapassá-la.

4. Monitorizar as atividades SEO on-site da concorrência
A monitoração on-site é fundamental de maneira a determinarmos os esforços de otimização dos concorrentes. Num cenário hipotético observamos que os nossos concorrentes alteram radicalmente as suas atividades de SEO, isto poderá levarmos para 2 cenários possíveis:
– A concorrência pode ter descoberto uma forma alternativa de otimizar as suas páginas nos motores de busca
– A concorrência pode estar a atualizar as suas páginas em função de uma penalização por parte dos motores de busca
De uma maneira ou de outra, é muitíssimo importante estarmos atentos aos title tag da concorrência, ao uso de cabeçalhos otimizados, palavras-chave e outras atividades SEO.

5. Mantenha-se a par das novidades SEO
Search Engine Optimization é uma área em permanente evolução. Se formos abeis para abraçar todas as técnicas e tendências antes mesmo dos nossos concorrentes, sermos capazes de liderar os resultados das pesquisas orgânicas.

Sugerimos que de uma forma regular esteja atento a sites de notícias SEO como o Search Engine Land, ou o Search Engine Watch. Esta medida fará com que estejamos a par das melhores práticas de SEO, desta forma podemos agir de forma rápida e evitar que o nosso site fique para trás nos motores de busca.