Está a pensar em lançar uma startup?

 
Novembro 1, 2014

Regras básicas para a criação de startup's

1. Não comece uma empresa a menos que seja uma obsessão e algo que ama verdadeiramente.

2. Se tem uma estratégia de saída ou plano B, então não é uma obsessão.

3. Contrate pessoas que julga que vão adorar trabalhar na sua empresa.

4. As vendas resolvem tudo! Perceba como é que a sua empresa vai ganhar dinheiro e como serão feitas as vendas.

5. Descubra quais são as suas maiores competências e concentre-se em desenvolvê-las. Contrate pessoas com competências essenciais ao desenvolvimento do seu negócio, escolha as melhores e pague-lhes bem. Fora das competências essenciais, contrate pessoas que se encaixam na cultura da sua empresa, nestes casos pode contratar pessoas a um preço mais baixo.

6. Uma máquina de café expresso? Estão a brincar? A hora do lanche é uma hipótese de sair do escritório e conversar.

7. Não opte por escritórios fechados. Escolha escritórios abertos para manter toda a equipa em sintonia com o que está a acontecer e manter a energia para cima. Não há nada segredos dentro de uma startup. Os escritórios open space vão afastar os executivos tipo pavão que querem trazer as secretárias pessoais e voar em primeira classe.

8. Quanto a tecnologia, use o que sabe usar. Deixe que a sua equipa use o que geralmente sabe usar, se usa Apple, deixe usar Apple se está habituado a usar Vista, dê-lhe Vista. Deixe que as pessoas usem o que sabem usar.

9. Faço com que a sua organização horizontal. Não contrate gerentes subordinados a gerentes, isto criará uma política da qual pretende fugir.

10. Não gaste dinheiro com T-shirts com logotipos da sua empresa, os seus funcionários não as irão usar fora do local de trabalho.

11. Faça com que divertimento no local de trabalho seja uma constante. Esteja atento quanto aos níveis de stress e às realizações pessoais da sua equipa. Premeie a sua equipa quando são conquistados novos records e os objetivos são atingidos. Faça questão de congratular a sua equipa pessoalmente ou via email, ofereça-lhes um prémio, organize um jantar…

Fonte: Mark Cuban