Benefícios do Responsive Web Design

 
Janeiro 1, 2015

Porque optar por responsive web design?

Com o aumento crescente dos acessos à internet através de smartphones e tablets, tornou-se crucial que os sites sejam funcionais nos diferentes dispositivos. O responsive web design – RWD – nasce em 2012 e está agora devidamente implantado um pouco por toda a parte.

Em linhas gerais, RWD significa que as páginas de um site se formatam automaticamente independentemente da plataforma em que estão a ser carregadas – mobile, tablet e pc – e o site continue a ser user-friendly.
Quando falamos de SEO, um layout responsive aumenta a probabilidade de um site ser encontrado nas SERP´s – Search engine results page.

Créditos de Imagem

O Google adora o RWD
O Google recomenda o RWD como a melhor forma de atingir os usuários móveis, e refere ainda que favorece sites otimizados, ao apresentar os resultados de pesquisas realizadas em dispositivos móveis.

Há ainda algum debate em torno da questão se um site móvel separado ou um único site sensível é o melhor caminho a tomar, mas a partir de uma perspetiva SEO, a ultima opção é a mais indicada.
Sites criados unicamente para smartphones têm a sua própria URL e HTML, sendo assim diferentes dos seus homólogos desktop e tablet. Fazendo assim com o que o Google tenha que rastear e indexar caminhos diferentes.

Um site, uma URL
De uma perspetiva SEO, um dos principais desafios colocados num site móvel separado é que vamos precisar de construir a autoridade deste site a partir do zero, e a maioria dos sites móveis separados não estão bem classificados nos motores de busca.
Redesenhar o um site com RWD irá permitir manter os backlinks, o que e significa que o SEO será concentrado num único site. Isso significa que todos os links serão direcionados para um único domínio, assim o RWD contribui com um impulso nas SERPs ao contrário do que iria acontecer de optasse por 2 sites diferentes.

Responsive ajuda a combater a alta taxa de rejeição
Mesmo quando um site está bem posicionado nos resultados de busca, se ele não funcionar de forma eficaz para usuários móveis e tablets, a taxa de rejeição será um grande problema.
Os sites móveis podem sofrer de uma alta taxa de rejeição se o conteúdo que eles oferecem for muito despojado, ou muito diferente do conteúdo oferecido no site desktop. Nestes casos, o Google irá interpretar esta alta taxa de rejeição como um sinal de que um site não está a oferecer conteúdo relevante para os usuários, o que é suscetível de conduzir a uma queda no ranking.
Um site responsive combate este problema, apresentando em todos os dispositivos o mesmo conteúdo encontrado no site desktop, mas de uma forma funcional. RWD garante que os visitantes vão sempre encontrar a informação que estão à procura, o que os fará manterem-se no site.

Experiência do usuário é melhorada
Os websites são, de uma maneira geral, uma ferramenta para partilha de conteúdo. Um site de fácil utilização torna mais fácil para os visitantes encontrarem o que procuram e assim poderem absorver e transmitir a informação.
Se os visitantes estão a navegar num site através do um smartphone ou de um tablet, devem ser capazes de visualizar todo o seu conteúdo tão facilmente como os usuários de desktop.