Social Media: 10 Mandamentos de um Community Manager

 
2 de Dezembro de 2014

Os planos de negócios são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio

Independentemente de procuramos ou não investidores, os planos de negócios devem ser elaborados atempadamente e de maneira a servirem de base para a estrutura da empresa.

Os planos de negócios funcionam como uma referência para que os objetivos definidos sejam alcançados, são fundamentais para que pensemos verdadeiramente e a fundo no nosso negócio. Com eles iremos responder a uma série de questões que, mais cedo ou mais tarde seremos obrigados a colocar, fazendo assim com que poupemos tempo, e no mundo dos negócios, tempo é dinheiro!

Um plano de negócios tem de ser delineado com cuidado, todas as variáveis devem ser equacionadas e não nos devemos antecipar a testar as diferentes hipóteses.

Dedique algum tempo para trabalhar no seu plano com os seus colegas, parceiros e mentores. Peça-lhes para que o leiam e o ajudem a detetar possíveis falhas, procure rodear-se de pessoas que sejam exigentes e honestas, nesta fase não é admitida qualquer complacência. Este passo é demasiado importante para ser passado à frente.

O tamanho e objetivo dos planos de negócios irá depender dos seus objetivos específicos. Se procura redigir planos de negócios tendo em vista a procura de investidores, o plano deve ser ainda mais detalhado, nada pode ser deixado ao acaso. Os potenciais investidores não estão familiarizados com o seu modelo de negócio ou indústria, de maneira que terá que apresentar planos de negócios de uma forma clara e inequívoca.

As estruturas para elaboração de planos de negócios podem variar de acordo com o tipo de negócio em causa, certamente que um plano de negócios para a criação de uma pastelaria será diferente de planos de negócios para a criação de um centro de pesquisa de criopreservação de células estaminais.


Créditos de Imagem

Mas, independentemente da tipologia do seu negócio existem 10 pontos-chave que não pode deixar de abordar nos planos de negócios:

1. Missão

2. Descrição da sua empresa, produto ou serviço

3. Explicação de como o seu produto ou serviço é diferente dos restantes produtos ou serviços similares no mercado

4. Análise do mercado em que planeia entrar, quem são os seus concorrentes, que tipo de quota de mercado acredita que pode conquistar

5. Descrição da sua equipa, experiência dos membros chave referindo inclusivamente os seus sucessos anteriores

6. Como pensa comercializar o produto ou serviço

7. Análise SWOT: pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças

8. Elaborar uma declaração de fluxo de caixa para que sejam percetíveis as necessidades atuais e futuras. Uma demonstração de fluxos de caixa pode também ajudá-lo a perceber o seu impacto no crescimento da empresa

9. Projeção de receitas

10. Resumo, conclusão ou sumário executivo